quinta-feira, 29 de junho de 2017

MADRINHA TETË E A ARCA DE NOÉ


É interessante observar que o hinário "A Arca de Noé", de Tereza Gregório, talvez por ela ter sido solteira, sem filhos, não torne seu hinário apto para o festejo do Dia das Mães, por exemplo, e poucos são os centros que se dedicam a seu estudo (a maioria ainda possui seus próprios "hinários da casa" por zelar). Entretanto, o hinário dessa irmã da Madrinha Rita (eram cinco irmãs: Joana, Tereza, Luísa, Rita e Júlia), não apenas foi um hinário "formador" da história da igreja do Padrinho Sebastião na Colônia Cinco Mil, mas também se tornou emblemático por ser um dos hinários preferidos de toda a família. Uma detalhe é que muito eventualmente ele seja celebrado acompanhando trabalhos de cura, festejos de aniversário, ou mesmo velórios. Apenas na igreja onde ela é patrona, o "Céu da Arquinha", em Natal - RN (justa homenagem no estado onde ela nasceu), se canta oficialmente este hinário na data de 9 de novembro.
Tereza Gregório, a Tetê, nasceu no Rio Grande do Norte e veio para o Acre na companhia de sua família para os sertões do Rio Juruá na época da Segunda Grande Guerra. Acompanhou seus pais, Idalino e Maria Francisca das Chagas, quando estes vieram se estabelecer em Rio Branco, no ano de 1951. Com a vinda de sua irmã Rita e seu cunhado Sebastião Mota de Melo para a Colônia Cinco Mil, na capital do Estado, anos depois acolheu o Santo Daime e por ele foi acolhida com satisfação, havendo se tornado irmã fardada ainda em vida do Mestre Irineu.
Na Colônia Cinco Mil se tornou a zeladora da nova igreja, sua amada "barquinha" (a idéias original do projeto arquitetônico foi de que fosse edificada no formato de uma barca), cuidando tanto de sua limpeza e apresentação quanto da oração do terço antes dos hinários e o bailado na fila das solteiras. O sobrepeso emocional possibilitou que desenvolvesse um tumor, que a vitimou quando ainda não tinha cinqüenta anos de idade. Passou para o outro lado "com louvor", é o que atesta seu hinário de primozias onde o Beija-flor curador da Linha de Arroxim resplandece, e onde ela, como Maria Marques Vieira, soube apresentar suas despedidas num ímpeto de alegria:

Meus irmãos, eu já voltei
Voltei para o meu Jesus
Com fé e esperança
Eu vou vencer

Meu São João foi quem me disse
Eu tenho que afirmar
Esta consagração divina
Do meu Pai Criador.

O hinário da Madrinha Tetê possui a mesma relevância com relação ao hinário do Padrinho Sebastião que o hinário de Maria Damião tem em relação ao "Cruzeiro" do Mestre Irineu - é um dos esteios do padrinho, assim como o de Maria Damião para sempre será do Mestre Irineu.

2 comentários:

  1. Boa noite, sou do ES e sou e estou procurando continuar a doutrina aqui no RN, sou fardado do ceu do ES no Caparaó ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sinto muito pela demora em responder, porque o comentário ficou oculto por um tempo.
      Bem, no momento estamos com as atividades suspensas, mas você poderá entrar em contato através de um dos emails que estão na lateral deste blog, assim que voltarem as atividades.
      Continue acompanhando o blog para receber as informações.
      Abraços.

      Excluir

Obrigado por deixar sua opinião.