quinta-feira, 29 de junho de 2017

Tetê e "A Arca de Noé"

É interessante observar que o hinário "A Arca de Noé", de Tereza Gregório, talvez por ela ter sido solteira, sem filhos, não torne seu hinário apto para o festejo do Dia das Mães, por exemplo, e poucos são os centros que se dedicam a seu estudo (a maioria ainda possui seus próprios "hinários da casa" por zelar). Entretanto, o hinário dessa irmã da Madrinha Rita (eram cinco irmãs: Joana, Tereza, Luísa, Rita e Júlia), não apenas foi um hinário "formador" da história da igreja do Padrinho Sebastião na Colônia Cinco Mil, mas também se tornou emblemático por ser um dos hinários preferidos de toda a família. Uma detalhe é que muito eventualmente ele seja celebrado acompanhando trabalhos de cura, festejos de aniversário, ou mesmo velórios. Apenas na igreja onde ela é patrona, o "Céu da Arquinha", em Natal - RN (justa homenagem no estado onde ela nasceu), se canta oficialmente este hinário na data de 9 de novembro.
Tereza Gregório, a Tetê, nasceu no Rio Grande do Norte e veio para o Acre na companhia de sua família para os sertões do Rio Juruá na época da Segunda Grande Guerra. Acompanhou seus pais, Idalino e Maria Francisca das Chagas, quando estes vieram se estabelecer em Rio Branco, no ano de 1951. Com a vinda de sua irmã Rita e seu cunhado Sebastião Mota de Melo para a Colônia Cinco Mil, na capital do Estado, anos depois acolheu o Santo Daime e por ele foi acolhida com satisfação, havendo se tornado irmã fardada ainda em vida do Mestre Irineu.
Na Colônia Cinco Mil se tornou a zeladora da nova igreja, sua amada "barquinha" (a idéias original do projeto arquitetônico foi de que fosse edificada no formato de uma barca), cuidando tanto de sua limpeza e apresentação quanto da oração do terço antes dos hinários e o bailado na fila das solteiras. O sobrepeso emocional possibilitou que desenvolvesse um tumor, que a vitimou quando ainda não tinha cinqüenta anos de idade. Passou para o outro lado "com louvor", é o que atesta seu hinário de primozias onde o Beija-flor curador da Linha de Arroxim resplandece, e onde ela, como Maria Marques Vieira, soube apresentar suas despedidas num ímpeto de alegria:

Meus irmãos, eu já voltei
Voltei para o meu Jesus
Com fé e esperança
Eu vou vencer

Meu São João foi quem me disse
Eu tenho que afirmar
Esta consagração divina
Do meu Pai Criador.

O hinário da Madrinha Tetê possui a mesma relevância com relação ao hinário do Padrinho Sebastião que o hinário de Maria Damião tem em relação ao "Cruzeiro" do Mestre Irineu - é um dos esteios do padrinho, assim como o de Maria Damião para sempre será do Mestre Irineu.

4 comentários:

  1. Luiz Octávio de Lima Camargo29 de setembro de 2015 às 10:06

    Meu nome é Luiz Octávio e estarei amanhã em Natal para o Congresso da ANPTUR. Como sou daimista (Céu de Maria), gostaria de participar da Concentração, caso ela seja realizada. Meu telefone é 11.3079.0092 ou 98135.9338 (para sms ou whatsapp). Meu e-mail é octacam@uol.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz Octávio, sinto muito pela resposta que não chegou a tempo. Espero que tenhamos outra oportunidade de sua participação. Grata pelo seu contato.
      Abraços.

      Excluir
  2. Muito lindas as palavras! Muito obrigada pela bela e digna explicação!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar sua opinião.